14 jul 2012
Tutorial: Texturas de Luz!

Há um tempo notei  que esta moda de usar o efeito bokeh está super em alta. Pesquisei  sobre e vi que era possível atingir aquele efeito nas fotos usando uma boa câmera. Infelizmente (ainda) não tenho uma câmera boa que me permita fazer tal efeito, então procurei outras formas alternativas para atingir o efeito desejado.

Bom, para quem não sabe, o efeito bokeh são aquelas bolinhas de luz desfocadas na foto. O efeito não se constitue apenas de bolinhas, há quem use também estrelinhas, corações, borboletas e etc. A maneira de usar esse efeito usando editores de fotos é chamada de Texturas de Luz.  Dá para fazer no Photofiltre, Photoshop e no photoscape, que é onde eu faço e vou ensinar a vocês também. 

Antes de começarmos o tutorial, Procure no Google ‘’Light Texture’’ ou ‘’Textura de Luz’’  ou vá no DeviantArt (aqui você encontra várias lindas!)  e salve no seu computador a de sua preferência. Eu usei essa.
1 – Abra o Photoscape, clique em Editor e escolha a foto que será aplicada a textura.

Antes de começar a editar, redimensione a imagem em 800 pix pois geralmente, quando a textura é aplicada na foto original fica pesada e demora para salvar ou baixar nas redes sociais e redimensionando você irá se livrar desse trabalho. Haha

2 – Clique em Objeto e  depois clique na opção Fotografia (tem uma montanha desenhada).  Clique na Primeira opção Foto e irá aparecer uma nova janela  agora você irá  procurar a pasta onde salvou as texturas e escolha a que quiser.

3 – É agora que a mágica acontece! Depois que você escolheu qual usar, vai aparecer uma janelinha e é nela que vamos ajustar a opacidade e enquadra-la na nossa foto.

4 – Depois de ajustar a opacidade e enquadra-la clique em Foto + Objeto, vai aparecer mais uma janela, e clique na  primeira opção (Combine sua foto com objetos).Só vá nessa opção se você tiver CERTEZA que está satisfeita com essa edição, se não, já era. Qualquer alteração modificará o efeito junto.

Pronto, seu efeito está prontíssimo!
Dicas: clareie a foto antes de aplicar o efeito, se não o resultado pode não ficar como esperado. Ah, procure Texturas mais naturais possíveis para não ficar gritando que foi feita no editor, né? Haha. 
Resultado:

E aí, gostaram? Gostariam de ver mais tutoriais de fotografia por aqui e/ou tem algum para sugerir? Comente aqui em baixo! Vai ser um prazer ver que vocês vão seguir o tutorial e estão interessados em ver maisdeles por aqui! Beijos e até o próximo tutorial! 


Nunca usei phoscape ;-; mais por trauma de ver muitas edições toscas feitas nele, daí nem bateu interesse xD
Mas bokeh sempre foi lindo e ainda não passou a febre de usá-lo, wee <3

http://www.tortademenina.com

[Responder]

Luiza Silveira respondeu:

Algumas edições toscas traumatizam mesmo! Hahaha. Mas tudo tem dois lados, né? Sempre dá pra aproveitar alguma coisa legal! Bokeh é uma coisa lindíssima mesmo, né?
Obrigada por comentar! *-*

[Responder]

Anonymous

Adoreei!

Agora segue uma sugestão: queria que vcs fizessem um outro tutorial do Photoscape sobre como “se editar” em fotos…tipo, tirar manchas e marcas do rosto, clarear mais a foto, jogar outro efeito e tal’s. Afinal,nem sempre dá certo! =/

E aí,dá?
Beijos!

[Responder]

Luiza Silveira respondeu:

Oi!
Obrigada por comentar e por sugerir um tutorial!

Vou olhar o que posso fazer, tá? Ainda tô no começo mas adorei a sua sugestão! Assim que eu conseguir eu posto o tutorial =) Obrigada por comentar!

[Responder]

Nossa, isso é demais. Uso o photoscape há muito tempo e adoro a facilidade dele. Fico babando nas fotos com esse efeito e nem imagina que podia ser feito nesse programa.

[Responder]

obrigado, melhor tutorial que já vi

blogsagdasnuvens.blogspot.com

[Responder]