O exagero de peso é muito prejudicial pra saúde. Não em vão, incalculáveis estudos têm constatado que tanto o exagero de peso como, acima de tudo, a obesidade, se associam a um superior risco de desenvolver doenças muito graves e potencialmente fatais.
daí a importância de conservar um peso saudável, fundamentalmente, pela prática de exercício físico e a adoção de uma dieta adequada. Mas parece que o peculiar finalidade de emagrecer de cada Ano Novo não deixa de ser um mero propósito, que não é uma realidade. Os resultados esclarecem que o número de pessoas, tal meninas como adultos com excesso de peso aumentou em 2015 até 2.200 milhões. Ou o que é o mesmo, até um 30% da população global tinha um IMC elevado.
Além disso, 108 milhões de moças e até 600 milhões de adultos apresentavam um IMC superior a 30 kg/m2 -ou seja, eram obesos. É mais; a prevalência de obesidade duplicou desde 1980 em 70 países e tem crescido de forma contínua pela grande maioria das nações restantes avaliadas. E como alertam os autores, “mesmo que a prevalência de obesidade em crianças vem sendo pequeno do que a registrada pela população adulta, a taxa de acrescentamento de obesidade infantil superou em diversos países e a dos adultos”. A grau nacional, e tendo em conta os detalhes dos 20 países mais populosos do mundo, o ranking de obesidade infantil e jovem é liderado pelos Estados unidos, com cerca de 13% dos afetados.
mas, e dada a sua superior população, a China e a Índia, com 15,três milhões e 14,quatro milhões, respectivamente, são os países com superior número de gurias obesas. Por tua porção, a nação entre os vinte mais populosos e com maior prevalência de obesidade em adultos é o Egito (35%). Mas as nações com superior número de adultos obesos são os Estados unidos -79,4 milhões – e a China -57,3 milhões.
- “The Corn-Fed Meathead”[41]
- 2010: Live ao Vivo
- 2 Erik Morales vs Paulo César Cano
- Wok com 90g de grão de bico, legumes e 90g de frango – Um kiwi
- Bebês de 1 a onze meses de idade: Oitenta a 160 batimentos por minuto.
E, chegados a esse ponto, o vinte mais populosos com menores comparações de obesidade infantil e adulta? Logicamente, o traço de doença e morte prematura é superior com a obesidade do que com o exagero de peso. Mas cuidado: excedente de peso, isto é, um IMC entre 25 kg/mg2 e 30 kg/m2 pros adultos ‘adolescentes’ e entre vinte e sete kg/mg2 e trinta kg/m2 pras pessoas de meia-idade e mais velhos, não é nada saudável. Seja como for, a pandemia do excesso de peso -e, por conseguinte, de suas doenças associadas – continua a desenvolver-se de forma imparável em o mundo todo e tem que ser segurar desde prontamente.
Como conclui Ashkan Afshin, diretor de pesquisa, “o excedente de peso corporal constitui um dos maiores desafios de saúde pública do nosso tempo, afetando quase uma em cada três pessoas em todo o mundo. Ao longo da última década foram avaliados de várias intervenções pra combatê-lo, todavia temos muito poucas evidências sobre isso tua eficácia a extenso tempo. Assim, e no decorrer dos próximos dez anos, trabalhamos em estreita colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para avaliar e monitorizar os progressos nacionais no controle do sobrepeso e da obesidade. Além do mais, teremos todos os nossos dados com os cientistas, os políticos e outros agentes pra descobrir estratégias baseadas em evidências que nos permitam encostar este dificuldade”.